Arnaldo Niskier
da Academia Brasileira de Letras
“Conto é tudo aquilo que chamamos de conto.”
Uma vez ouvi essa frase do imortal Josué Montello. Ela nunca saiu da minha mente.
Quando tenho o enorme prazer de ler o primeiro livro de poesias de Marlene Blois, uma querida amiga de muitos anos, volto ao pensamento do escritor maranhense para proclamar que a poesia não pode ser tudo aquilo que chamamos de poesia. Tem particularidades que a tornam singular, como gênero literário.
Marlene – e isto não é lugar comum – tornou-se poeta de rara sensibilidade, o que já havia demonstrado quando enveredou, com brilho, também pelos caminhos da pintura...
Trata-se de uma obra, por isso mesmo, altamente recomendável.
Rio de Janeiro, 23 de setembro (início da primavera) de 2010.
Carlos Nejar
da Academia Brasileira de Letras
Marlene Blois é a pintora que busca a poesia e a poesia que busca a pintura, educadora reconhecida, com altos serviços ao Estado do Rio e pessoa admirável, que tem o dom raro da amizade.
Marlene não se contenta em pintar seus quadros e a pintura é - para Leonardo da Vinci – a poesia muda. Também deseja que suas imagens falem.E falam com os leitores destes poemas, através de emoções, idéias, reflexões, amores, sofrimentos,decepções, visão do movimento do mundo.
Cada um achará, aqui, o seu instante de mistério ou de plenitude. Mais do que um livro, é um depoimento de viver, através de uma comunicação, que é preciosa, por ser inteligência da sensibilidade e sensibilidade da inteligência. Pode-se discutir o elemento estético, mas não se discutirá a força e a forma com que a poesia se revela.
Rio, 8 de setembro de 2010.
TEMPO
Pergunto o que fiz do tempo
Se vivi plenamente cada segundo
Se os deixei escorrer por baixo da porta
Como água sem destino.
Hoje não tenho as ilusões da juventude
Nem arde mais o fogo
De paixões vividas ou imaginadas.
Às vezes me sinto inquieta,
...Distance Education. The experience of Marlene Montezi Blois. Educational radio and TV. Minerva Project. Seringueiro Project. The Telec o urses via Radio and Tv. The UNIVIR experience.